top of page

odebrecht | talha neoclássica

(2007)

!

2007 | EXPOSIÇÃO A TALHA NEOCLÁSSICA NA BAHIA | ODEBRECHT

O livro A Talha Neoclássica na Bahia, de autoria do Professor Luiz Alberto Ribeiro Freire, foi o vencedor da segunda edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares, uma iniciativa da Organização Odebrecht.  A obra apresenta um exaustivo trabalho sobre a arte neoclássica produzida na Bahia, narrando mais um capítulo da história da arte na Bahia, abordando, o movimento de reforma artística que superou elementos barrocos, durante o século XIX, deixando de lado os exageros e trazendo sobriedade aos interiores dos templos religiosos.

A exposição configura-se em um veículo de transmissão artístico-visual, socializando o conhecimento sobre Talha Neoclássica, a cultura e a arte neoclássica em geral na Bahia, com seus retábulos, entalhes, molduras, pinturas, tribunas, altares.  Permitiu que o espectador identificasse, na visitação aos templos religiosos, a arte neoclássica produzida na Bahia. E percebesse o quanto o patrimônio baiano é rico em cultura e arte.

O projeto do SETE 43 Arquitetura ampliou o universo de demonstração de um trabalho tão importante. E, assim, motivou a visitação de membros de instituições culturais, de centros educativos, da comunidade acadêmica, de artistas plásticos, arquitetos, fotógrafos, e do público em geral.

A estrutura da exposição comportou peças ilustrativas do estilo enfocado, acopladas em vitrines construídas com madeira e acrílico, além da impressão de películas e plotagens coloridas das fotos produzidas, suportes expositores em madeira, adesivagem de piso e instalação de maquete da “Casa dos Santos” da Ordem Terceira de São Francisco.

bottom of page